quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A fé move montanhas, mas também a economia




Duas notícias sobre enriquecimento de religiosos chamaram a atenção do público, essa semana. A primeira foi noticiada pelo periódico britânico The Guardian. Segundo uma investigação do jornal, o vaticano construiu um império de propriedades com dinheiro que recebeu do ditador fascista Benito Mussolini no tratado de Latrão, em 1929.

A soma desse império, nos dias de hoje seria de € 680 milhões, cerca de US$ 904 milhões. Segundo o diário britânico, joalherias de luxo, sede de bancos e escritórios em localidades valorizadas de Londres são propriedade da igreja Católica.

A Matéria do The Guardian explica que os investimentos da Santa fé ocorreram depois que eles receberam os milhões do regime fascistas, em troca da independência do Estado do Vaticano e do reconhecimento do ditador.

A segunda notícia foi publicada pela revista americana Forbes, que divulgou a lista de cinco líderes evangélicos que fizeram fortuna com a “indústria da fé”, no Brasil. Para a revista a religião sempre foi um negócio rentável. “E se acontecer de você ser um pregador evangélico brasileiro, as chances de ganhar na loteria celestial são realmente muito altas hoje em dia”, diz a matéria.

O levantamento da Forbes não levantou nada, que já não havia sido feito pelos jornalistas, Ministério Público, Polícia Federal. Segundo a revista, o aumento da fortuna dos pastores seguiu o crescimento da religião evangélica.

Veja a lista:

Pastor
Igreja
Fortuna, segundo pesquisa da Forbes (em milhões de dólares)
Edir Macedo
Igreja Universal do Reino de Deus
950
Valdemiro Santiago
Igreja Mundial do Poder de Deus
220
Silas Malafaia
Igreja Assembleia de Deus
150
R. R. Soares
Igreja Internacional da Graça de Deus
125
Estevam e Sonia Hernandes
Igreja Renascer em Cristo
65

Fonte: Exame

O mais interessante nas duas matérias é a reação das religiões denunciadas. O representante do vaticano em Londres, o arcebispo Antonio Mennini, foi procurado pelo jornal, mas disse que não iria comentar o assunto. O mesmo fizeram quatro dos cinco pastores, que a Forbes revelou as fortunas.

Acredito que o silêncio deles só ajuda a confirmar as suspeitas. O vaticano e os outros líderes evangélicos poderiam colocar um fim nessa história, revelando seus extratos bancários e suas posses ou simplesmente declarando que é mentira a notícia. Como não fizeram isso, sou inclinado a acreditar que a fé realmente anda movendo a economia de alguns líderes religiosos.

O silêncio da Santa fé, talvez se explique por suas posses na Inglaterra serem administradas por terceiros. Segundo o jornal, a igreja possui uma empresa que administra seus imóveis e a lei Britânica protege o segredo da identidade dos donos da empresa.

Essa história me lembrou do filme do Poderoso Chefão três de Francis Ford Coppola, quando o chefe da família Corleone, interpretado por Al Pacino, une-se a igreja católica para formar um grande cartel imobiliário. Pode não ser a mesma coisa, mas todos que viram filme verão semelhanças. 

É importante dizer que a santa madre Igreja Católica é dona de um banco e existem denúncias de ela ser acionista de uma fábrica de armas, a Beretta. Ou seja, acumular uma riqueza dada de presente pelos fascistas, não é nada contraditório a sua prática secular.

Silas Malafaia foi o único a se pronunciar. O líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo disse que irá “ferrar a revista”. Segundo ele, suas posses juntas com a de sua igreja não dará a metade do que foi declarado pela revista. Veremos o que esse reacionário de plantão irá conseguir desmentir. 

2 comentários:

  1. Ainda sobre o tema vale uma lida aqui também.
    http://www.sedentario.org/colunas/duvida-razoavel/teologia-da-prosperidade-e-poder-60230

    Valeu pelo texto, João!

    ResponderExcluir