quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O que é inflação?



A inflação é pauta cotidiana nos jornais. Políticos, empresários, economistas e trabalhadores demonstram grande preocupação com o tema. Todos exigem medidas e explicações consistentes dos governos sobre o combate e o controle da inflação. Diversas notícias, reportagens, entrevistas tocam no tema, Agora, alguém sabe me explicar o que é a inflação?

Alexandre Schwartsman, Sócio-diretor da Schwartsman & Associados e ex-diretor do BC explica para o G1, que: 

"Inflação é o aumento geral e persistente dos preços. Estas duas características são cruciais. Se apenas uns poucos preços aumentam, enquanto os demais permanecem estáveis, não há como caracterizar um processo inflacionário, ainda que o índice de preços mostre valores positivos. Da mesma forma, se há um aumento de todos os preços num dado mês, por exemplo, por conta da imposição de algum tributo, mas estabilidades em seguida também não têm como caracterizar inflação; esta tem que ser generalizada e persistente."

Podemos citar o exemplo do petróleo, uma elevação desse produto devido a uma guerra, pode ocasionar uma alta dos preços das outras mercadorias. No Brasil utilizamos muito o transporte de caminhões para levar mercadorias de um canto a outro de nosso país, a alta do “ouro negro” pode elevar os preços de todos os produtos transportados. 

Esse não é o único motivo, que podem elevar os preços dos produtos de maneira “generalizada e persistente”, a formação de cartéis e de monopólios podem também provocar a inflação. Na Argentina isso ocorre há algum tempo. Segundo BBC Brasil, “o governo informa que a inflação é 10% ao ano. Mas poucos acreditam nos dados do governo, e muitos suspeitam de manipulação. Consultorias, institutos privados e sindicatos divulgam seu próprio índice, sempre superior a 20%. Alguns chegam a calcular em quase 30%”.

A formação de Cartéis são umas das principais causas da inflação Argentina. A burguesia de nosso país vizinho decidiu que é mais fácil você subir os preços, que investir na produção e atender toda a demanda. Assim, você produz a mesma a quantidade de produtos com valores mais altos. Dessa forma você mantém o nível salarial sempre em um mesmo patamar, pois tudo que é ganho é corroído pela inflação. 

Outro problema dos Hermanos é desvalorização do peso. Imprimisse dinheiro, sem lastro nas mercadorias, isso faz cair o preço da oferta do peso, em relação ao dólar. Sem acompanhamento da impressão de cédulas com a produção de mercadoria, acaba sobrando dinheiro. Isso empurra os preços para cima. Afinal as pessoas com mais dinheiro aumentam a procura de produtos que não existem, criando a inflação. 

A Argentina como o Brasil é um país semicolonial, nossa economia é dependente das nações imperialistas e voltada para a exportação. Tudo que se vende e se compra fora do país é em dólar, logo, o preço alto do dólar e a nossa moeda baixa, aumenta o lucro das exportações. Ou seja, os interesses do povo estão subjugados às empresas multinacionais que dependem das nações imperialistas para vender seus produtos. 

Resumidamente, a inflação é caracterizada pelas altas generalizadas e persistentes dos preços das mercadorias. Isso pode ocorrer, como já listei, por vários motivos não tendo como determinar uma regra geral para esse reajuste. Em um próximo texto falarei mais sobre a causa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário